terça-feira, 18 de março de 2014

Apresentação Abono Campo Pequeno 2014



Decorreu hoje na arena do Campo Pequeno, a apresentação dos carteis da primeira metade (de Maio a Julho) do abono lisboeta. Em 2014 vão realizar-se 11 corridas de toiros e uma novilhada na arena lisboeta.

Na conferência de imprensa, estiveram presentes Rui Bento, director de actividades tauromáquicas do Campo Pequeno, a Dra. Paula Resende, administradora de insolvência da Sociedade Renovação Urbana do Campo Pequeno, um assessor da mesma e ainda o Dr. Paulo Pereira, relações públicas do Campo Pequeno, para além de diversos artistas e orgãos de comunicação.

A primeira corrida realiza-se a 15 de Maio e conta com a participação de Rui Salvador (a comemorar 30 anos de alternativa), Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr. Lidam-se toiros de Santa Maria e as pegas ficam a cargo dos Amadores de Évora e Aposento da Moita.

A segunda corrida de abono, a 5 de Junho, tem como principal atractivo o regresso de Diego Ventura à arena lisboeta depois de 2 anos de ausência (Diego Ventura que este ano só vai actuar em duas ocasiões em Portugal, ambas no Campo Pequeno). Ventura será a testemunha da "alternativa" de Jacobo Botero (o colombiano mais português de sempre, radicado à vários anos na Charneca da Caparica), que vai ter como padrinho o seu mestre Rui Fernandes. Nesta noite lidam-se toiros de Charrua e as pegas estão a cargo dos amadores de Alcochete e do Aposento da Chamusca.

No dia 19 de Junho, realiza-se uma novilhada de promoção na qual Luís Rouxinol Jr, fará a sua prova de praticante, nesta noite vai alternar com o também cavaleiro praticante Manuel Vacas de Carvalho. As pegas estão a cargo dos amadores de Arruda dos Vinhos e na parte apeada vão estar Diogo Peseiro, (aluno da Academia de toureio do Campo Pequeno) e José Garrido novilheiro triunfador das principais feiras taurinas de Espanha. Os novilhos que se vão lidar esta noite, pertencem à ganadaria Grave que regressa à arena do Campo Pequeno depois de uma ausência de duas temporadas.

O quarto espetáculo do abono lisboeta vai realizar-se a 3 de Julho, o cartel será surpresa, no entanto podemos adiantar que vai ser uma corrida mista para a qual já está contratado o matador de toiros António Ferrera e para a qual foi adquirida um curro de toiros da ganadaria Falé Filipe.

A 10 de Julho, o Campo Pequeno será palco da 50ª corrida de toiros da RTP. António Ribeiro Telles, Vitor Ribeiro e o jovem João Maria Branco vão enfrentar 6 exemplares dos campos da Galeana (Ganadaria Murteira Grave), que vão ser pegados pelos forcados de Montemor e Lisboa, curiosamente os mesmos que pegaram a primeira edição da corrida TV.

Para 17 de Julho. está agendada mais uma alternativa, que vai ser a de Miguel Moura, que vai ter como padrinho o seu pai e como testemunhas, Joaquim e Marcos Bastinhas. Numa noite em que se lidam toiros de Guiomar Cortes de Moura e em que vão estar três grupos alentejanos em competição, vão ser os amadores de Portalegre, Monforte e Elvas.

A 24 de Julho, encerra a primeira metade do abono lisboeta, Luís Rouxinol, João Salgueiro e Diego Ventura, vão lidar toiros de Cunhal Patricio e as pegas vão estar a cargo dos amadores de Santarém e Vila Franca de Xira.

Rui Bento, salientou que uma das principais dificuldades de "desenhar" os carteis, é o facto da grande maioria dos cavaleiros recusar tourear as corridas mistas. Longe vão os tempos em que Manuel dos Santos era empresário do Campo Pequeno e em que quase todos os carteis eram mistos, como dizia o Luís Vaz de Camões em tempos idos,
 
"Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades."

E se calhar Camões até tinha razão, também a Festa precisa de mudanças urgentes, acima de tudo no que diz respeito a receitas publicitárias. É quase um "milagre" organizar espetáculos em pleno seculo XXI com escassos ou nenhuns apoios publicitários (veja-se por exemplo os festivais de música os jogos de futebol, realidades completamente distintas da tauromaquia e nas quais grande parte do investimento vem da publicidade), tendo como única fonte de lucro a receita da bilheteira. A ver vamos como será daqui a 10 ou 20 anos...

Para terminar, resta abordar a questão das principais ausências da primeira metade do abono lisboeta, são eles João Ribeiro Telles Jr, Filipe Gonçalves e João Moura Caetano. O primeiro foi segundo o director das actividades tauromáquicas do Campo Pequeno, "por falta de acordo financeiro" e os dois últimos desconhece-se as razões. O certo é que o cartel de 3 de Julho está em "aberto", e ainda restam 5 corridas para se realizarem, na segunda metade do abono Lisboeta (7, 21 e 28 de Agosto, 4 de Setembro e 2 de Outubro).

Em breve não perca a reportagem em vídeo com depoimentos dos principais intervenientes que estiveram presentes na apresentação do abono lisboeta 2014. 

Diogo Marcelino 

 Rui Bento (Dir. Act. Tauromáquicas Campo Pequeno) e Dra Paula Resende (Administradora da Insolvência (da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno)

Comunicação social e toureiros marcaram presença em "massa"

 Rouxinol Jr, Luís Rouxinol e Rui Salvador
 


Sem comentários:

Enviar um comentário